quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A terceira idade e a prática de exercícios físicos. Praticar exercício físico na terceira idade também previne diversas incapacidades, como perda de memória e perda dos movimentos.

Praticar exercício físico na terceira idade só traz benefícios à saúde, tanto físicos, quando psicológicos e sociais. Isso porque o exercício contribui para o aumento na qualidade de vida da pessoa, além de melhorar o funcionamento do coração, reduzir o colesterol e manter a pressão arterial controlada.

Além disso, a prática de exercícios físicos também estimula o metabolismo e a redução calórica. Isso ajuda também a aumentar a massa muscular, fundamental para idosos, evitando o desenvolvimento de diversas doenças.

Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME) e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), praticar exercício físico na terceira idade também previne diversas incapacidades, como perda de memória e perda dos movimentos.

Como escolher o exercício ideal?

O médico (geriatra) pode ajudar o idoso a escolher a atividade que mais se encaixará em suas necessidades e habilidades.

É importante, porém, ressaltar que o exercício não deve ser de alto impacto. Hidroginástica, exercícios com bola de peso, como as da Torian, por exemplo, são prazerosos para o idoso, evitam o sedentarismo e desenvolvem os movimentos.

A hidroginástica é a prática de ginástica dentro da água. Muitas vezes, são utilizados pesinhos (como halteres), bóias e outros acessórios. Já a bola de peso é também utilizada para a fisioterapia. Ela ajuda a tonificar os músculos. Alguns modelos possuem alças, que facilitam sua pegada, sendo ideais para os idosos. Outros exemplos de atividades para idosos: pilates, yoga e musculação. Cada um, com o devido acompanhamento de um professor ou personaltrainner, claro.

Como estimular o idoso a fazer atividades físicas?

Idoso gosta de ter uma rotina pré-definida. Para que a atividade física entre em seu dia a dia, é preciso que ele goste do que fará. A academia deve ser perto de casa, possibilitando que ele vá a pé, praticando assim, caminhada.

Além disso, ele precisará ter um professor que fique atento à sua evolução. É importante também, que ele faça exame médico regularmente, para mostrar o ritmo de batimentos cardíacos, nível de colesterol e outros exames importantes e fundamenteis para a melhora na qualidade de vida dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário