terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Aborto e atividade física na gravidez. Dr. José Bento, um dos maiores ginecologistas do Brasil dá dicas aos profissionais que treinam as futuras mamães.

“Muitas grávidas me questionam se podem continuar a atividade física durante a gestação, pois têm medo de aborto ou de provocarem um parto prematuro. Muito pelo contrário, os exercícios regulares de menor impacto, como os feitos na água e o alongamento, são essenciais para oxigenar o feto causando bem estar a ele, além de ajudar a manter o peso da mulher e prepará-la para o parto normal”, desmistifica o ginecologista Dr. José Bento de Souza.



Porém ficar atento aos batimentos cardíacos e combinar a melhor atividade para cada fase da gestação é a receita para aqueles que treinam as futuras mamães, dizem especialistas do setor. Durante os treinamentos devem ser excluídos os comportamentos de risco, aqueles que incluem movimentos com mudanças bruscas de direção, inversão de postura e risco de impacto abdominal. Exercícios que exijam mais que 75% da FCmáx de Teórica devem ser analisados com bastante critério. Atividades intensas elevam a temperatura corporal central e podem diminuir o fluxo sanguíneo útero-placentário o que é altamente contra-indicado. As futuras mamães devem ter em mente que quanto mais intenso o exercício, maior a requisição de fluxo sanguíneo para os músculos ativos e quanto maior o gasto calórico, maior a formação de calor. O acompanhamento médico é importante, mesmo durante a gravidez saudável e normal pois cada fase reserva novas mudanças que devem ser usadas para recalibrar o treinamento em sua intensidade e volume.

Adaptar o treino é fundamental e indicar exercícios de baixo impacto tem uma explicação. Dr. José Bento detalha que durante a gestação o organismo da mulher produz altas doses do hormônio chamado relaxina, que alarga as articulações, aumenta a flexibilidade e dá mais mobilidade à bacia. Porém todas articulações e ligamentos também ficam mais flexíveis, causando maior índice de lesões não tornozelos, joelhos e coluna.

Médicos e educadores físicos precisam estar alinhados já que a atividade física bem orientada auxilia o sistema venoso, contribui na redução do inchaço, diminui a incidência de varizes e ainda ajuda na hora do parto.

Por Mayra Barreto, Portal EF
Link: Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário