sábado, 7 de fevereiro de 2015

Qualidade de atendimento em academias.

shutterstock_121345093Hoje em dia, as academias estão esquecendo de um fator muito importante para que o seu negócio deslanche e dê muitos lucros: o cliente!!! 

Você já parou para pensar como está o seu setor de vendas em seu negócio, ou seja, como está o sistema operacional de fundamental importância para captação de mais alunos? Será que aumentar o número de alunos é muito importante para você? Como você está encarando o nível de retenção de alunos?

Estas perguntas deveriam ser feitas todos os dias por proprietários, coordenadores, recepcionistas e toda a equipe de professores envolvidos em um trabalho, só desta maneira poderemos estar fazendo algo para que o número de evasão diminua.

São números absurdos: em torno de 50% dos novos alunos não ficarão nas academias por não possuírem um autogerenciamento para a prática de atividade física, e o que é pior, eles saem e não retornam mais.

E o que está sendo feito para melhorar tudo isto?

Precisamos estar atentos a todos estes fatos, pois para qualquer negócio, a perda de um cliente pode significar uma propaganda negativa, atingindo diretamente esta estrutura. Em se tratando de academias, este acontecimento pode gerar um total desestímulo à procura pela prática de atividade física "indoor".

Coisa que numa empresa as pessoas chegam a ter verdadeiros arrepios é reunião: quando estas sucessivamente são mau conduzidas. 

Como academia é uma empresa, o proprietário deve seguir normas de Marketing visando ganhar dinheiro proporcionando bem estar a todos e a organização começa com reuniões bem sucedidas com os empregados que incluem professores, faxineiros, secretárias e etc. 

Vamos ver como elas devem ser feitas e os procedimentos práticos para que ninguém , fique de "saco cheio" e depois fique dizendo por aí que reunião não resolve nada. 

As reuniões tornaram-se sinônimo de coisa chata em função de falta de planejamento. Reunião produtiva tem técnica, hora pra começar e acabar: antes de marcar a data negocie uma em que todos possam estar presentes., distribua por escrito previamente os assuntos para que todos tomem conhecimento e já tenham uma posição definida sobre pautas a serem discutidas, pergunte a cada participante se querem falar, questionar, sugerir, colocar em votação alguma coisa e de quanto tempo precisam, distribua os tempos para cada assunto, cada participante e em seguida comunique a todos em forma de circular ou algo semelhante, durante a reunião eleja uma pessoa como controlador de tempo. 

Essa pessoa deverá ter autoridade e responsabilidade de não deixar os assuntos divagarem. Faça ata da reunião, encerre a reunião na hora combinada sempre com uma conclusão e faça com que todos coloquem em prática as decisões. Se não, pra que reunião? Defina e faça reuniões pedagógicas separadas das de coordenação geral em dias diferentes. Nada pior do que estar numa reunião ouvindo coisas que não nos interessa e gerente que tenta ganhar tempo com a célebre frase: "Aproveitando essa reunião queria falar de um outro assunto"... na verdade acaba é perdendo tempo porque reunião tem um tempo "ótimo" produtivo. Assuntos fora do negociado tendem à falta de interesse mesmo das pessoas diretamente envolvidas.

Devem em primeiro lugar saber que fazem parte de uma equipe e o trabalho dos outros depende do seu, e bem realizado. Para ser bem realizado deve ser bom no que faz também, rápido e criativo. O cliente não quer saber porque o som falhou, porque o ventilador não funciona ou porque a esteira está quebrada. O chuveiro queimou então deve ser consertado imediatamente. Todos devem estar integrados e saber que se a empresa afundar todos ficarão no mínimo, sem emprego e, geralmente, quem leva a pior é o empregado. Dê condições de trabalho e forneça os meios.

Todos nós quando procuramos um produto qualquer, em primeiro lugar examinamos cuidadosamente a mercadoria, o material de que é feito e a durabilidade.

Entretanto, na hora de meter a mão no bolso pensamos duas, três ou mais vezes: a instabilidade política e financeira do nosso país criou um novo hábito. O de comparar os preços por um mesmo produto. 

Mais em:http://www.educacaofisica.com.br/index.php/gestao/canais-gestao/administracao/27465-qualidade-de-atendimento-em-academias

Nenhum comentário:

Postar um comentário